Home _ _ Blog _ _ Maca peruana: o que é, benefícios e como consumir

A popularidade da planta maca explodiu nos últimos anos. Na verdade, é uma planta nativa do Peru e está comumente disponível na forma de pó ou como suplemento em cápsulas.
A raiz da maca tem sido tradicionalmente usada para aumentar a fertilidade e o desejo sexual. Também há indícios que melhora a energia e resistência em esportistas.


O QUE É A MACA?
A planta maca, conhecida cientificamente como Lepidium meyenii, às vezes é chamada de ginseng peruano.
Ela cresce principalmente nos Andes da região central do Peru, em condições adversas e em altitudes muito elevadas - acima de 13.000 pés (4.000 metros).
Maca é um vegetal crucífero e, portanto, relacionado com brócolis, couve-flor, repolho e couve. Possui uma longa história de uso culinário e medicinal no Peru 1.
A principal parte comestível da planta é a raiz. A maca existe em várias cores, que vai do branco ao preto.
Abaixo, destacamos alguns dos principais benefícios. Confira!


1. É ALTAMENTE NUTRITIVA
A raiz de maca é uma boa fonte de carboidratos, é pobre em gordura e contém uma boa quantidade de fibras. Também é rico em algumas vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, cobre e ferro. Além disso, contém vários compostos de plantas, incluindo glucosinolatos e polifenois.


2. AUMENTA A LIBIDO EM HOMENS E MULHERES
O baixo desejo sexual é um problema comum entre os adultos. Conseqüentemente, é grande o interesse por ervas e plantas que aumentam naturalmente a libido.
Maca tem sido amplamente comercializado como sendo eficaz na melhoria do desejo sexual e esta afirmação é apoiada por pesquisas.

Uma revisão de 2010 que incluiu quatro estudos clínicos randomizados com um total de 131 participantes encontrou evidências de que a maca melhora o desejo sexual após pelo menos seis semanas de ingestão.


3. PODE AUMENTAR A FERTILIDADE NOS HOMENS
Quando se trata de fertilidade masculina, a qualidade e a quantidade do esperma são muito importantes.
Uma revisão recente resumiu os resultados de cinco pequenos estudos. Ele mostrou que a maca melhorou a qualidade do sêmen em homens inférteis e saudáveis.

Um dos estudos revisados incluiu nove homens saudáveis. Após consumir maca por quatro meses, os pesquisadores detectaram um aumento no volume, contagem e motilidade dos espermatozoides.


4. PODE AJUDAR A ALIVIAR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA
A menopausa é definida como o período na vida de uma mulher em que seus períodos menstruais param permanentemente. O declínio natural do estrogênio que ocorre durante esse período pode causar uma série de sintomas desagradáveis.
Estes incluem afrontamentos, secura vaginal, alterações de humor, problemas de sono e irritabilidade.

Uma revisão de quatro estudos em mulheres na menopausa descobriu que a maca ajudou a aliviar os sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor e insônia.



5. MACA PODE MELHORAR SEU HUMOR
Vários estudos mostraram que a maca pode melhorar o seu humor. Tem sido associado à redução da ansiedade e dos sintomas de depressão, particularmente em mulheres na menopausa.


6. PODE AUMENTAR O DESEMPENHO ESPORTIVO E A ENERGIA
O pó de raiz de maca é um suplemento popular entre fisiculturistas e atletas. Estudos indicam que ajuda a ganhar músculos, aumentar a força, aumentar a energia e melhorar o desempenho nos exercícios. Além disso, alguns estudos com animais indicam que melhora o desempenho de resistência.

Além disso, um pequeno estudo com oito ciclistas do sexo masculino descobriu que eles melhoraram o tempo que levaram para completar um passeio de bicicleta de quase 25 milhas (40 km) após 14 dias de suplementação com extrato de maca.
Atualmente, não há evidências científicas para confirmar quaisquer benefícios para a massa ou força muscular.


COMO TOMAR?
A dose recomendada é de 400 a 1500 mg/dia, na forma de cápsulas. O importante no caso de qualquer fitoterápico é verificar a origem, pureza e concentração do produto, portanto, verificar se a maca que vai consumir é de procedência segura.

Gostou dos Benefícios? Você encontra a MACA PERUANA em nosso site!
Acesse e link e compre agora.



Fale com nossos farmacêuticos: 11 99136-6201 - 11 5051-0301. 


Referências Bibliográficas:
1. CHACON, R. C., Estudio fitoquimico de Lepidium meyenii, “Dissertation (1961), Univ. Nac. Mayo de San Marcos, Peru. 
2. DINI, A. et al., “Composição quimica de Lepidium meyenii”, Food Chemistry (1994), 49:347-349.
3. JONHS, T. “O Anu e a Maca”, Journal os Ethnobiology (1981), 1:208-212; 
4. LEON, J. “A Maca, Lepidium meyenii, planta pouco conhecida da alimentação do Peru”, Economic Botany (1964), 18:122-127; QUIROSC., et al., “Os estudos e a determinação fisiológica do número de cromossomos na Maca, Lepidium meyenii, Economic Botany (1996), 50(2);216-263. 
5. FRANCO, G. Tabela de Composição Química dos Alimentos. 9ª edição. Atheneu. São Paulo. VILCHES, L. O. Maca –Planta Medicinal y Nutritiva del Perú. 1997. Lima. Peru.
6, https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1756464612000436
7. https://agris.fao.org/agris-search/search.do?recordID=KR2009003407
8. https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/bk-2002-0803.ch018
9. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19781622/



Tags: Para que serve o Maca peruana?; Quais os efeitos colaterais do Maca peruana?; Qual o melhor horário para tomar a Maca peruana?; Quando a Maca peruana começa a fazer efeito?

Fonte: healthline.com

O prazo para manipulação dos produtos é de até 3 dias úteis a partir da confirmação do pagamento.
707146